quinta-feira, 10 de janeiro de 2013



QUAL O PREÇO DE UMA AMIZADE? (ÚLTIMA PARTE).


O versículo dezoito inicia do mesmo modo que o dezesseis. Mais uma vez Paulo pede pela misericórdia de Deus. Desta feita dirigindo-se a Onesíforo e mencionando Aquele Dia, ou seja o Dia do Senhor. Aproveita e traz Timóteo, o titular da carta, para ser participante de seu testemunho de amor pelo amigo e também testemunha de quando vivia na mesma cidade. Acrescenta: “e tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou em Éfeso.”

Veja:
1.Onesíforo foi um grande trabalhador, um batalhador do Evangelho, desde quando estavam juntos, como depois da partida de Paulo, sua dedicação a igreja permaneceu, tanto que diz: “tu sabes, melhor do que eu” – dirigindo-se a Timóteo.
2. “... Quantos serviços: Fiquei a me perguntar: Quais serviços além de tudo que o apóstolo vem falando deste grande homem de Deus.
3.... Me prestou: Apesar de remeter a frase para si, e Onesíforo ter realmente dado-lhe plena e total assistência, mas nas palavras do apóstolo está contido quantas vezes este homem se dedicou a igreja. Quanto trabalho desenvolveu dentro e fora da congregação. Quanta tarefa executou a mando de Paulo: escalas de orações, visitas, fortalecimento de irmãos, talvez pregações, perseguições, missões quase impossíveis e que apenas ele se dispôs a realizar. Enfrentamentos com a palavra e especialmente o apoio e o amor que dispensou ao apóstolo.
4.Em Éfeso. Lemos a Carta de Paulo aos Efésios e quantos ensinamentos edificantes encontramos, inúmeros. 
Mas, falando propriamente da cidade de Éfeso, a história traz que esta cidade e outras, eram berços, verdadeiros celeiros mundiais de idolatria da época. Na cidade de Éfeso encontravam-se templos de divindades, o trabalho de evangelização era difícil como também a assistência aos irmãos daquela igreja.  Paulo teve o privilégio de encontrar e contar com alguém do nível de Onesíforo. Graças a Deus.
Finalizando, a vida deste homem passa quase despercebida, como dito antes, apenas quatro singelas citações, mas de um conteúdo extraordinário sobre o viver, o caráter e a personalidade de um homem simples, um homem chamado Onesíforo, que deixa um legado do que é verdadeiramente uma amizade.

"Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver," Provérbios 27.9.
Deus abençoe e seja misericordioso com os Onesíforos que tenho encontrado em minha vida. Deus os abençoe!

Ir. Cavalcanti - IBR Valentina
30.11.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário