terça-feira, 22 de junho de 2010

VENCEDOR




“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”
(Romanos 8:37)


No ultimo domingo os brasileiros foram presenteados por mais uma vitória da Seleção Brasileira de Futebol. “Ganhamos o jogo de maneira convincente” diziam os comentaristas de plantão como alguns que encontrei na igreja. Mas, como podemos dizer “ganhamos” quando nem sequer entramos em campo e a vitória se deu muito distante de nós? Antes de você achar que sou contra torcer pela seleção vou esclarecer. Não sou contra nos considerar vencedores pela vitória da seleção. Sentir-se vencedor por algo que aqueles jogadores fizeram é uma satisfação baseada num ato legalmente reconhecido. Mas, lembremos que por enquanto somos vencedores de partidas isoladas. Como diz no meio futebolístico, “ainda não ganhamos nada”. Como se sabe, para ser vencedor é necessário ganhar mais do que partidas isoladas. O campeonato de futebol ainda não terminou.
Mudando de campo, mas continuando no assunto de vitória, o verso acima diz: “somos mais que vencedores”. Isso implica dize que, no resultado final do campeonato da vida, mesmo ainda não tendo terminado, já somos considerados campeões. Não vencemos apenas uma partida, mas um campeonato. Tudo isso por meio daquele (Cristo) que nos amou “...e deu a sua vida para que todo aquele que nele crê não pereça, tenha a vida eterna” (Jo.3.16). O interessante é que isto aconteceu antes mesmos de nascermos, e os seus efeitos permanecem na vida de todo aquele que o tem como seu representante (Efs.1.3-7). Sentir-se vencedor por meio de Cristo traz uma satisfação por ser algo legalmente reconhecido por Deus.
Ainda que percamos algumas partidas no caminho da vida, a certeza do resultado final conquistado por Cristo nos dá o direito e a satisfação de não apenas sentir, mas viver como mais do que vencedores.
Então, nas conquistas da nossa seleção lembremo-nos de que já participamos de uma que é superior.

Pr. Valdir Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário